A oração a chave que destranca cadeia é uma estudo de como em alguns momentos a oração pode ser a chave para destrancar cadeias.

Leia também:

Olhos de fé

A mulher Cananéia 

De olho na história

-mulhercananeia-oração-olho_em _jesus_ tempestade-

A história que acabamos de ler é algo trágico que aconteceu na vida da igreja primitiva. Ela relata a morte de um dos discípulos, o Tiago apóstolo.

 Herodes mata Tiago a espada e vendo que isso agradava as judeus, prendeu também o apóstolo Pedro e o reservou para ser entregue depois do dia dos pães amos.

A parte mais interessante desse texto é que a igreja que no primeiro momento recebeu um duro golpe, mas, parece desperta-se e se posicionar de uma forma diferente ante a prisão de Pedro.

O texto diz claramente que a igreja estava fazendo incessante oração pela vida do Pedro, imagino querido leitor que essa incessante oração era feita em turnos, pois, a igreja estava com muito medo de perder um dos mais importantes apóstolos.

A Bíblia relata que um anjo do senhor entrou na cadeia com forte resplendor, acordou Pedro, mandou calçar a sandálias e colocar a capa. As correntes caíram e os dois saíram entre os guardas, que nada que nada perceberam. Na saída da cidade o portão da frente se abriu automaticamente para os dois.

O milagre sobrenatural acontece aqui de forma extraordinária e por causa da oração da igreja.

 

 

Oração: o problema do topo do sucesso

A igreja nesta altura vivia uma grande paixão e crescimento. Ainda estavam na era dos apóstolos, aqui eles passaram pela grande experiencia do batismo no Espirito. Sinais, maravilhas, aconteciam! Mas der repente aparece um inimigo feroz. O Herodes, governador.

¹ E por aquele E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar; ² E matou à espada Tiago, irmão de João. Atos 12:1,2

Amigo, é no momento de mais sucesso da nossa vida, é que devemos vigiar. Não se atira pedra em fruto verde, quando estamos a frente da lutas é certo que vai haver uma retaliação.

 Lembro perfeitamente de Davi, foi no auge do seu reinado foi que ele caiu. No auge do poder foi que ele descansou, quando deveria estar na guerra.

Quando iniciamos a nossa carreira, temos a tendência de sermos mais vigilantes. Eu trabalho eletricidade, e vejo que na minha profissão, no inicio, agente é extremante zeloso, cuidadoso, uso epis, óculos, luvas.

Mas com o tempo, a experiencia vem, e a auto confiança também. Já é provado que na minha área, a experiencia se torna muitas vezes inimiga. Esse paralelo é aplicado para todas as áreas da vida, nos dias de sucesso agente tende a relaxar.

A igreja estava no auge, e o baque veio no dia do sucesso, Talvez se houvesse o mesmo posicionamento com Thiago, a morte dele não aconteceria.

 

 

O poder da oração: A perseguição é real

Como muitas doutrinas são difundidas com a internet, eu percebo que há um ensino de que nós vamos triunfar sobre tudo. Dá a impressão de que a mensagem de Jesus é sobre o sucesso, e parece que nunca vai ter uma derrota. Essa forma de pregar nos leva ao extremo, porque Jesus disse que haveria perseguição, lutas, tribulação e até a morte por causa dele.

E veja a igreja levou um grande nocaute aqui, pois, um dos seus pastores que pregava e vivia debaixo do poder morreu. Tente se colocar no lugar daqueles irmão, em momento ele, Thiago estava manifestando a presença gloriosa de Deus e daí morre.

Esse aquele momento que já vejo aquelas velhas reclamação: “mas porque meu Deus”; “o teu apóstolo não haje debaixo do seu poder?”; isso é injusto, eu não estava fazendo a sua obra?

Amigo leitor, esses questionamentos eu mesmo já fiz, lembro muito bem no dia que eu ia pregar em uma cidadezinha na Bahia, chamado Santa Luzia, no caminho eu tombei um carro, e a primeira coisa que pensei foi essa: “mas eu não estava fazendo a sua obra?”

O poder da Oração: A Resposta diante do ataque (v 5)

Quando sofremos um ataque uma derrota, a nossa tendência é reclamar, murmurar e entrar em depressão. Na história a igreja não teve nem tempo para o luto, pois se não Pedro iria ser morto também. Resposta rápida, precisa ser a nossa atitude. Não podemos esperar, a igreja segundo o texto fazia incessante oração, parecia que havia turnos, inclusive quando Pedro foi liberto foi procurar os irmãos e eles estavam reunidos.

Depois do acidente do carro, eu sentia muita vergonha, frustração, e decepção. Eu dizia como Deus não me livrou? E olha que Deus perda total no carro e eu só tive pequenos arranhões.

Mas me sentia envergonhado porquê eu peguei sobre livramento. Eu me achava intocável. Eu pensava como que vou pregar de novo?

Eu estava endividado, o carro não era meu, a única saída era colocar uma moto que tinha no jogo, recém adquirida, e aquilo estava me doendo demais.

Mas quando estava com os pensamentos a flor da pele, eu sentir dentro de mim: vai ficar se fazendo de vítima? Percebi que a responsabilidade era minha, peguei o versículo da Bíblia e comecei a orar dizendo: a Deus, qual é o soldado que milita a própria custa?!

Amigo, muita coisa daquele dia, eu não compreendi, mas lembro como hoje, depois de orar, alguém no Messenger do Facebook, me caiu no bate papo dos 5.000, valor da moto, ele doou 3.000. e disse que eu não iria perde a moto, como de fato aconteceu.

Querido a melhor defesa é o ataque. Vai pra cima! O dever de orar é seu. Deus se move na terra quando os santos começam a orar.

 

O poder da oração: Intervenção divina ( V6-11)

Repentinamente apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou na cela. Ele tocou no lado de Pedro e o acordou. “Depressa, levante-se! “, disse ele. Então as algemas caíram dos punhos de Pedro.
⁸ O anjo lhe disse: “Vista-se e calce as sandálias”. E Pedro assim fez. Disse-lhe ainda o anjo: “Ponha a capa e siga-me”. Atos 12:7,8

Gente foi um grande milagre, um anjo livrou Pedro da cadeia, e os soldados dormindo. As algemas caíram, o anjo conduziu até para fora. O portão abriu sozinho, o primeiro controle remoto da história. Com certeza foi a resposta da oração da igreja! 

justiça de Deus

Um rei malvado, matou um ungido do Senhor, oprimiu a igreja. Não contra ataque com ação e a intervenção divina ( V6-11)

Gente foi um grande milagre, um anjo livrou Pedro da cadeia, e os soldados dormindo. As algemas caíram, o anjo conduziu até para fora. O portão abriu sozinho, o primeiro controle remoto da história. Com certeza foi a resposta da oração da igreja!

lutas físicas, não ataque chingando, ataque no tribunal de Cristo. Ele mexeu com o corpo de Cristo.

O problema se tornou de Deus!

O texto diz que um anjo, olha lá se não foi o anjo que libertou Pedro, feriu Herodes por ele ter recebido uma glória que não era dele. E a morte foi triste, vermes o comeu, em uma cerimonia publica.

Não sou eu e você que vingamos, mas a mão de Deus caiu sobre o inimigo da igreja

De Deus não se zomba!

No final de tudo o texto diz que a igreja continuou a crescer.

 

 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *