A mulher Cananéia é um exemplo de fé e persistência! Neste artigo iremos aprender como a vida de uma mulher que foi anônima, mas, que a sua história marcou gerações. Ela enfrentou preconceitos, foi humilde, persistente, teimosa, argumentadora e com uma fé extraordinária a ponto de arrancar elogio Jesus.
Leia tambem
De olho na história da mulher cananéia
A história começa dizendo que Jesus estava fugindo da multidão. Jesus estava querendo descansar. Ele não queria atender mais ninguém. Ele sai do território de Israel e vai para a região de tiro e Sidom. Território estrangeiro. Mas é claro isso não foi apenas uma coincidência ele estava ali por um propósito.
E, aquela mulher soube que Jesus estava por perto. Jesus ia caminhando e aquela mulher veio atrás dele gritando, mas Jesus não deu bola. A tal ponto que Pedro, diz para Jesus mandar aquela mulher ir embora, ou então a atendesse. Jesus disse para Pedro que não ia atendê-la, pois ela não era da sua nação. Estava fora da Aliança de Deus.
Mas aquela mulher forçou a barra, Pois, ela buscava um milagre para sua filha que estava tremendamente endemoniada. Ela se joga na frente de Jesus. No diálogo Jesus deixou claro que não vai atendê-la, pois ela não era Judia, era grega.
Vendo a insistência daquela mulher, Jesus então fala firme com ela: – não vou tirar o pão dos filhos para dar aos cachorrinhos.
Ela não se dar por vencida. E Ela surpreende Jesus: – Mas até mesmo os cachorrinhos comem o que cai da mesa do seu dono. Na hora Jesus parou, por que aquela mulher ativou o principio da fé.
A mulher Cananéia e a Oração
Definição de oração é fala, conversa, relacionamento, pedido. Ato de procurar Jesus por um milagre. Aquela mulher tinha um problema e ela falou com Jesus, ela orou…
Quantas vezes na vida estamos diante de situações difíceis é compartilhamos com muitas pessoas ao nosso redor, murmuramos reclamamos mas, não falamos com a pessoa certa. Aquela mulher procurou a pessoa certa.
Orar é falar com Jesus, é procurar Jesus, é buscar a Jesus, é se humilhar diante de Jesus. São muitos textos que nos estimulam a orar.
Existe poder na oração
Marcos 11:22 – E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus;
23) – Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.
24) – Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.
A oração alimenta a nossa fé.
Judas 1:20) – Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,
A oração gera uma dependência de Deus.
Oração: existem formas corretas de orar
(Tiago 4:3) – Pedis, e não recebeis, porque pedis mal…
A oração deve ser feita com o coração humilde. Aquela mulher se jogou aos pés de Jesus. Se jogar fala de quebrantar.
Oração Persistências Tss 5:17
Existem milagres que levam tempo. Mas, que nunca podemos desistir. Lc 18:1, conta uma história de uma viúva que importunou um juiz e recebeu a causa, depois de muito insistir.
Persistir é a capacidade de insistir, não parar. Foi o que a mulher Ciro-fenícia fez. Perseverou diante do silêncio de Jesus (v.23) Jesus não respondeu de imediato. Muitas vezes Deus se cala para provar nossa fé.
Exemplo: Habacuque clamou em meio ao silêncio de Deus (Habacuque 2:3).
Temos como crentes dever de orar. Lc 18:1
Persistir é a capacidade de insistir, não parar. Foi o que a mulher Ciro-fenícia fez. Perseverou diante do silêncio de Jesus (v.23) Jesus não respondeu de imediato. Muitas vezes Deus se cala para provar nossa fé.
Exemplo: Habacuque clamou em meio ao silêncio de Deus (Habacuque 2:3).
Para vencermos o mal, temos que orar. Mt 4:1-2
Para não cairmos na tentação temos que orar. Lc 22:40
Lucas 22:40) – E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação.
A mulher Cananéia usou as Palavras corretas
A mulher Síro-Fenincia usou a palavras corretas. Ela praticamente foi chamada de cachorrinho.
Teve humildade diante da aparente rejeição (v.26-27)
Mesmo quando Jesus disse “não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”, ela se humilhou e respondeu com fé:
“Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.”
Mas por causa da sua humildade, ela alcançou. Temos aqui uma importante lição de oração, o uso das palavras corretas.
A oração não pode ser com vãs repetições. Mt 6:7
A oração não pode ser com má intenção. A primeira coisa que ela fez na oração foi se prostra diante de Deus. Muitas histórias vemos pessoas fazendo decretos, quase dando ordem a Deus. Seja humilde.
A mulher cananéia “Vençeu Deus na oração”
Pois ela argumentou corretamente. Jesus não contra argumentou. Nós precisamos de um auxílio na oração. Não sabemos como orar, como pedir. Não conhecemos a legislação espiritual, por isso temos um copo jurídico, um advogado, Jesus, é o espírito santo: Rm 8:
26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
Essa expressão é correta: não se atira pedra em fruta verde e sim em madura. Muitas vezes você está prosperando e por isso, as tempestades vem para te parar. Satanás conhece o seu potencial.
Lições práticas que aprendemos com a mulher Cananéia
Não deixe as barreiras te afastarem de Deus – Ele não rejeita quem o busca de coração (João 6:37).
Persevere, mesmo que pareça não ter resposta – A demora não é negativa; pode ser um teste.
Humildade atrai a graça de Deus – “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4:6).
A fé genuína move o coração de Deus – A fé da mulher trouxe cura para sua casa.