Olhos de fé é um estudo baseado no reltório negativo que quase exterminou uma nação.

Numeros 6
1Senhor Deus disse a Moisés:
2— Mande alguns homens para espionar a terra de Canaã, a terra que eu vou dar aos israelitas. Em cada tribo escolha um homem que seja líder.
 

    O texto que acabamos de ler nos conta a história da nação de Israel.  Eles estavam escravos no Egito. Deus levantou um líder, Moisés, para libertá-los da escravidão. No ponto em que lemos é o exato momento em que a nação estava de frente a terra prometida, prestes a vê o cumprimento da promessa.

 

Olhos de fé: Necessidade de Lutar do seu título aqui

18Vejam bem que terra é essa. Vejam também se o povo que mora nela é forte ou fraco, se são poucos ou muitos. 19Vejam se a terra onde esse povo mora é boa ou ruim, se as suas cidades têm muralhas ou não. 
20 Examinem também a qualidade da terra, se é boa para plantar ou não. Vejam se há matas. Tenham coragem e tragam algumas frutas da terra (Estava na época da primeira colheita de uvas.).

   A terra da promessa, teria que ser conquistada, antes da conquista era necessário ter uma estratégia de guerra, era necessário se fazer um relatório para o exército conhecer quem era o inimigo. Deus então dá a ordem a Moisés, que se escolhesse 12 homens, doze, líderes para fazerem uma analise da terra.

   O que está acontecendo aqui, é que Israel era um bebê, o próprio Deus estava treinando e ensinado.

   Aquele exercito era sem experiencia em combate. Eles viviam e tinham a mentalidade de escravos, agora precisavam se tornarem conquistadores. Qual é a sua mentalidade?

Olhos de fé: Haja no natural e no sobrenatural

   A terra da promessa, teria que ser conquistada, antes da conquista era necessário ter uma estratégia de guerra, era necessário se fazer um relatório para o exército conhecer quem era o inimigo. Deus então dá a ordem a Moisés, que se escolhesse 12 homens, doze, líderes para fazerem uma analise da terra.

   O que está acontecendo aqui, é que Israel era um bebê, o próprio Deus estava treinando e ensinado.

   Aquele exercito era sem experiencia em combate. Eles viviam e tinham a mentalidade de escravos, agora precisavam se tornarem conquistadores. Qual é a sua mentalidade?

O relatório

27 Eles disseram a Moisés: Nós fomos até a terra aonde você nos enviou. De fato, ela é boa e rica, como se pode ver por estas frutas.  

Durante quarenta dias aqueles doze homens analisaram a terra. Observaram a agricultura, perceberam que a terra manava leite e mel, a história nos conta que dois homens carregaram um cacho de uva.

Mas dez dos espias não olharam só o relatório positivo, eles inflamaram a terra.

28 Mas os que moram lá são fortes, e as cidades são muito grandes e têm muralhas. Além disso, vimos ali os descendentes dos gigantes. 

 

Eles disseram:  povo poderoso, cidades fortificadas, tem gigantes, a terra devora gente, todos são gigantes, nós somos gafanhotos na frente deles. Apenas dois homens estavam empolgados, sabiam que a luta não iria ser fácil.

O relatório negativo, contagiou a maioria, interessante que eram dez lideres contra dois. A verdade é que em muitas situações costumamos ir na conversa da  maioria. Pois são muitas vozes que nos cercam para o  negativo, enquanto poucos são os que nos estimulam a vencer.

O texto diz que o relatório foi tão negativo que houve uma rebelião de toda Israel contra Moisés a tal ponto que o povo queria apedrejar Josué e caleb os únicos que tiveram um relatório positivo, os únicos que tiveram olhos de fé.

 A situação foi tão grave que o próprio Deus teve que intervir porque a multidão se rebelou de tal maneira que representava um risco de morte para Moisés Josué e caleb.

O poder de visão negativa

 

O sucesso da nossa vida vai ser definido pela forma que olhamos os desafios. Lideres de sucesso são pessoas que enxergam o que os outro não veem. Aquele povo foi derrotado ali por que eles tiveram uma auto visão negativa.

A consequência na vida daquela comunidade foi que o relatório negativo se espalhou. O povo começou a murmurar, a reclamar, a querer voltar para o Egito.

 Diante de tanta murmuração e reclamação o próprio Deus queria exterminar com aquele povo,  se não fosse a intercessão de Moisés naquele mesmo dia a comunidade seria extinta. 

   Em consequência da falta de fé Deus não matou aquele povo,  mas não permitiu àquela geração entrasse na Terra prometida.  Eles morreriam ali no deserto seria um peregrinos durante 40 anos.  Só os filhos deles e Josué e caleb que no futuro entrariam na promessa de Deus.

O poder da palavra negativa

33 Também vimos ali gigantes, os descendentes de Anaque. Perto deles nós nos sentíamos tão pequenos como gafanhotos; e, para eles, também parecíamos gafanhotos.

A maneira como você se vê definirá quem você será.  Aqueles espias se viram de uma forma miserável. E começaram a falar coisas miseráveis. Disseram: Somos como gafanhotos na frente deles.

Há estudos que comprovam que uma linguagem negativa trás danos a saúde. Uma pesquisa mostra que o nervo central  da língua movimenta todos os outros nevos no cérebro. E essa pesquisa mostra que se o nervo central da linguagem disser eu sou fraco: todos os outros começaram a reagir conforme o comando. Querido leitor, qual a imagem que você tem de si mesmo?

O poder da fé

30 Aí o povo começou a reclamar contra Moisés, mas Calebe os fez calar e disse:
— Vamos atacar agora e conquistar a terra deles; nós somos fortes e vamos conseguir isso!

Diferente da multidão, Josué e caleb, tiveram uma mentalidade e palavras positivas.  Eles disseram o nosso inimigo será como pão de mel na nossa boca.

A fé não é também só palavras positivas. fé não é do mundo físico, ela é espiritual.

Quando falamos de mente positiva, falamos de alma.

 Quando falamos do poder da palavra, estamos falando do corpo. Mas quando falamos de fé estamos falando do espírito. Fé é uma certeza, interior, fé é confiança em Deus.

A fé, mesmo que os gigantes são grandes, mesmo que você seja pequeno, mesmo que pareça impossível aos olhos humanos, a fé diz nós vamos vencer, aqueles gigantes são como pão na nossa boca.

Olhe para os gigantes ao seu redor, E comece a falar:  eles são como pão de mel na nossa boca, até que o seu espírito receba como verdade.

leitura complementar: https://prcleitonmoreira.com/toque-de-fe/

https://bibliajfa.com.br/blog/vendo-com-olhos-de-fe/

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *